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  • Mestre Eduardo Gerken

A importância dos ásanas no objetivo do Yoga

Atualizado: Abr 27


Foto: Professora Ana Barbara


Namastê! Durante anos eu e minha equipe estamos lecionando Yoga initerruptamente, e nesse período de pandemia, com breves intervalos de Lockdown, tenho recebido muitas perguntas sobre a importância dos ásanas ou posições corporais e qual o objetivo em praticar Yoga. É um assunto bastante extenso, visto que no material didático da apostila que ofereço no Curso de Formação da Escola Shaiva Yoga, ocupa um capítulo grande e ilustrado com todas as instruções para os alunos.


Yoga é um termo sânscrito que significa “união”, é uma prática milenar nascida na Índia. É um sistema também chamado de filosofia prática de vida que abrange desde o autodesenvolvimento físico, ao psíquico e mental, passando pelo campo da energia interna, de forma a desenvolver o ser humano como um todo, de forma completa ou integral. O Yoga contém diferentes angas ou “partes”, são técnicas que se completam com o objetivo da expansão da consciência de Si mesmo, chamado de Samâdhi.


Nas Aulas Regulares e Curso de Formação na Escola Shaiva Yoga, nossa equipe trabalha simultaneamente 12 angas ou partes dentro do: Hatha, Raja e Mantra Yoga, juntamente com o Ayurvêda aplicado no Yoga, mais o Jñana Yoga que é tema do grupo de estudos e autoconhecimento. Enfim, o aluno aprende, desde as posições yogis, as técnicas respiratórias, até a concentração e meditação.

Ásanas


Os ásanas são as posições yogis, uma técnica muito ampla e de suma importância. Quando vistos pelo leigo, chamam de “o aspecto corporal do Yoga”, porém os professores, mestres e alunos avançados, tem o conhecimento dos efeitos sobre todo o organismo e sobretudo no sistema endócrino e sistema nervoso, que são correspondentes ao campo da energia mental e essenciais ao objetivo. Muitos leigos e iniciantes afirmam que nunca iriam praticar Yoga por serem “muito agitados” e “não conseguirem ficar parados”, o que é um grande engano, pois quando participam de uma aula, mudam sua visão a respeito do que é ‘ficar parado”. Quando as posições yogis alcançam uma razoável permanência, é perceptível a força de seu trabalho completo sobre o corpo e a mente. Aqueles que se julgavam incapazes de praticar Yoga, enfim, alcançam o domínio da posição e da respiração através dos exercícios diários, obtendo condições de praticar meditação de forma serena e estável.


Para o sucesso na prática do Yoga é necessário um mestre ou um professor experiente. Quando os alunos alcançam passos importantes nesse caminho no Curso de Formação, estão na direção de se tornarem bons professores e futuramente, grandes mestres.


Nossos grupos são divididos em Curso de Formação e Aulas Práticas Regulares, os alunos são instruídos de acordo com suas condições físicas e de idade. Sabemos que existem posições difíceis e que parecem impossíveis ao iniciante, porém a instrução do professor é essencial na adequada execução e correção das posições, para que o aluno alcance o máximo do seu potencial e principalmente, venha a obter os bons efeitos e benefícios.


Lembre-se que todos os yogis um dia iniciaram a prática começando apenas por ter lido algum informativo da escola ou motivado por algum texto ou livro. O Yoga é para todas as idades e temperamentos e ensina muito, tanto para o avançado, e principalmente, para o aluno iniciante com suas perspectivas. Saiba que não há idade para iniciar a prática do Yoga.


Benefícios dos Ásanas


Foto: Professora Ana Barbara


Os ásanas são divididos em classes com inúmeras variações, desenvolvendo a flexibilidade, equilíbrio e força, cada qual com seus inúmeros efeitos e benefícios físicos e mentais que se completam, desenvolvendo de forma integral. São sequencias de movimentos, a princípio contínuos e logo, com permanência nas posições que aumentam o tempo gradualmente.


Quando praticamos as posições yogis, nós sincronizamos o movimento com a respiração correta e na permanência com a concentração nos pontos de alongamento, de pressão (tonificação e estímulo) e também nos pontos de apoio no chão e os membros que sustentam o corpo.


Para entender os efeitos dos ásanas desde o início o aluno aprende as técnicas de reequilíbrio que tem como objetivo:


1º Desenvolver a flexibilidade das articulações de todo o corpo, de forma simples e completa, tanto como prevenção de artrite e artrose como no processo de cura, proporcionando leveza e mobilidade. Atua sobre o sistema ósseo e articular. Seus efeitos físicos são indispensáveis para a flexibilidade na evolução das posições avançadas que tem benefícios essenciais para a saúde e para o avanço da idade. Cada aluno é respeitado nos seus limites, mas alcançam o domínio dessas posições com certa facilidade quando instruídos nessas sequências. Seus efeitos mentais tem como objetivo eliminar a dispersão, proporcionar maior concentração, estimular a vontade e o foco nos objetivos que devem ser realizados sem intervalos de desânimos ou dispersão pela ansiedade de assuntos passageiros, no dia a dia, isso facilita o estudo e o trabalho de forma dinâmica e objetiva.


2º Tonificação e estímulo do abdômen e seus órgãos internos. Atua sobre os órgãos digestórios e de excreção, assim como o coração e o sistema nervoso, equilibrando a pressão arterial, sanguínea, e a temperatura do corpo. São sequências completas que fortalecem o abdômen, melhoram a postura corporal, proporcionam um excelente bem estar pelo bom funcionamento da digestão, do intestino e bexiga, tonificando os órgãos sexuais, restabelecendo seus funcionamentos normais. Além dos benefícios físicos, os efeitos sobre a mente e as emoções são muitos, dentre estes, melhora notavelmente o senso de equilíbrio psicofísico, trazendo calma e paciência, melhorando o sono e acalmando a impulsividade e qualquer tendência compulsiva. Como sabemos, o sono compensador é essencial para um rendimento nas atividades diurnas, na concentração e determinação. Essas séries ajudam o aluno a canalizar sua energia interna e facilitar o aproveitamento de seus potenciais. Auxilia a acalmar a ira, o nervosismo, e como resultado, melhora a convivência nos relacionamentos e na administração das próprias emoções e sentimentos.


3º Técnicas de rejuvenescimento, reequilíbrio do peso e controle do apetite. Essas sequências movimentam todo o corpo de forma a estimular o dinamismo com grande facilidade, proporcionando leveza e movimentos graciosos da juventude. Atua no sistema linfático, ajudando a eliminar a retenção de líquido (inchaço) e as toxinas. Quando executados sobre a coluna e os membros, trazem grande resistência, eliminando o cansaço, a indisposição e o sedentarismo. Seus efeitos mentais ajudam o aluno a ter maior concentração na busca dos resultados de seus objetivos sem a dispersão e a fácil desistência diante dos obstáculos. No campo emocional, trabalha a autossuficiência e desenvolve maior consciência de seus próprios valores, auxiliando a superar a depressão, a carência e as crises de compensações que possam prejudicar em gastos de energia e tempo. Facilita a introspecção e no apetite, auxilia a satisfazer com o alimento adequado e necessário em sua quantidade proporcional, evitando excessos. O organismo funciona de forma a eliminar o excesso e assimilar as vitaminas, proporcionando bem estar geral.


Além do Yoga ser um caminho único e completo de autodesenvolvimento, também é utilizado de forma terapêutica pelos seus inúmeros benefícios e assim também é conhecido como Yogaterapia.


Eduardo Gerken




Shaiva Yoga – desde 1990 em Curitiba PR. WhatsApp: (41) 991752984 *Rua Benjamin Constant 386, esquina com rua Dr. Faivre. Centro de Curitiba-PR.

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