top of page
Buscar
  • Foto do escritorMestre Eduardo Gerken

AULAS DE MEDITAÇÃO

Atualizado: 19 de jun. de 2023

Namastê! Eu sou o Professor Eduardo e estou aqui hoje para explicar como o aluno desenvolverá a capacidade de meditar corretamente fazendo as aulas de Meditação na Escola Shaiva Yoga.


Desde que iniciei minhas práticas e estudos sobre Yoga e Meditação por volta de 1988 e 1989, visitei diversas escolas na busca de uma prática completa e eficiente que abordasse o autoconhecimento com seus inúmeros benefícios desde o físico, mental e espiritual. O que verifiquei foi de suma importância nas escolhas dos cursos que vim a fazer tanto em Curitiba como em minhas viagens para a Índia a partir de 1990.

A Meditação é uma parte essencial ensinada no Yoga, e deve ser praticada junto com outras técnicas para obter o sucesso gradual e sólido, quando o Yoga é desmembrado em técnicas isoladas, vemos uma carência de capacidade em executar corretamente qualquer prática. Quando o aluno não desenvolve a posição “firme e confortável”, quando não respira corretamente ou regularmente e não consegue a introspecção e a concentração, qualquer ensinamento teórico e prático sobre Meditação torna-se exaustivo pela repetição e falta de experiência e resultados.


Temos a Meditação como uma prática chamada “interna” dentro de 8 à 12 partes práticas e para dar ênfase nesse ensinamento, precisamos desenvolver a estrutura ou as bases para o sucesso e realização. No Shaiva Yoga, para alcançar a estabilidade mental é necessário a estabilidade física, emocional e energética. Em uma aula de Meditação iniciamos com as práticas chamadas “externas”, vejamos como funciona:


As práticas externas são realizadas a partir dos exercícios que tratam de desfazer os pontos de tensão, “marmams” em sânscrito, assim, a energia corporal flui adequadamente. São técnicas do Ayurvêda ou “ciência da vida” e base da medicina indiana realizadas em diferentes sequências de exercícios de reequilíbrio que trabalham: 1º as articulações, 2º órgãos internos e abdome, 3º controle do estresse e consciência corporal, 4º mobilidade do quadril e coluna, 5º flexibilidade e equilíbrio, 6º força e resistência. São movimentos leves sem impacto e sincronizados com a respiração e relaxamento.


Ao sentar-se com as pernas cruzadas e a coluna reta e sem nenhum incômodo, o praticante domina a respiração de forma harmoniosa, unindo os dois hemisférios em um central, e alcança a “introversão dos sentidos”, pratyahara em sânscrito, e estará apto a concentração prolongada de forma simples e natural.


A bioenergia percorre os pontos vitais do corpo e onde se fixa, a mente também se fixa, sejam desejos, medos, apreensões e todas as emoções da vida. Quando a disciplina da Meditação é praticada regularmente, onde a mente se concentra, a bioenergia lá se fixará. Sendo a mente o sentido mais sutil, todos os demais sentidos que compõe o ser devem estar sob as rédeas da consciência, como uma carruagem de cavalos guiada por um homem.


Muitos iniciantes me dizem que não são aptos para meditar porque não conseguem parar de pensar. Em sânscrito, o estado de Unmani Avashta é a ‘pausa dos pensamentos’ e é alcançado através da prática das técnicas internas. Nesse estado a mente mergulha em seu próprio núcleo e quando toda a energia que é normalmente desperdiçada nos sentidos se volta para o centro, a consciência é desperta. A palavra Ojas em sânscrito significa “energia mental” ou inteligência acumulada pela prática da introspecção.


O organismo como um todo, forma e molda os pensamentos, as tendências, as intenções e as ações. A espiritualidade natural e saudável no Shaiva Yoga significa saúde física e mental, onde predomina o equilíbrio e o discernimento, a felicidade e a bondade. A prática diária da Meditação no Yoga desenvolve impressões positivas para que a semente dos pensamentos possa gerar sempre bons frutos nessa jornada da vida.


Nas aulas de Meditação será ensinado a teoria e a prática com a vivência e a experiência, trazendo a oportunidade para o aluno aprofundar-se nesse caminho e com o material didático para a continuidade das suas práticas.


1. Yogaterapia e Ásanas para desenvolver Dhyanásanas (posições de meditação)

2. Panchadhárana: reequilíbrio dos chakras

3. Eka grata: concentração

4. Japamala e Kritan: Mantras meditativos e cantados

5. Yoga Sutra e as origens da Meditação

6. Laya Yoga e a bioenergia

7. Jñana Yoga: Yoga do intelecto

Mestre Eduardo Gerken


Eduardo Gerken é o fundador da escola Shaiva Yoga em Curitiba em 1991 e formado em Yoga e reciclagens na Índia: Yoga and Meditation Centre com o Swami Prabhavananda Sarasvati em Rishikesh, Himalaya e com o Mestre Abhiram Chaitanya em Kochi, Kerala. Possui vasta experiência - tendo recebido o título de Yoga Pracharak pelo Yoga Global School of Yoga Studies. Autor de diversos materiais didáticos.


Aulas para grupos. Contato para marcar uma aula experimental.


Escola Shaiva Yoga no centro de Curitiba

Rua Benjamin Constant 386, esquina com rua Dr. Faivre.

Contato Professor Eduardo Gerken Whatsapp: (41) 991752984.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page